Difícil saber onde tudo começa. Talvez dizendo que esse não é o primeiro texto sobre o início da minha jornada como nômade digital. Comecei a escrever algumas. Esse precisa ser definitivamente o primeiro texto.

Depois de dois anos inteiros de pandemia, trabalhando e fazendo exercícios dentro de casa e estabelecendo uma rotina, eu resolvi usar o orçamento mensal do parcelamento de um apartamento que eu planejava comprar para viver um ano de nômade digital pelo Brasil. Por quê pagar o parcelamento de um apartamento e ficar preso em uma só cidade? Resolvi invocar minha rede de amigos e contatos para colocar o pé na estrada. Reconectar com os amigos era uma das coisas que eu venho tentando fazer desde 2021.
Tirei as minhas coisas do apartamento em que morava. As caixas com itens diversos foram para Juiz De Fora, na casa de meus pais. As malas de roupas foram para a casa da Vânia, em Belo Horizonte. E assim, num domingo, dia 13 de fevereiro de 2022, eu iniciei a jornada de nômade digital. Quer dizer, uma preparação. Ainda continuo em BH e a única mala acessível nesse momento é a que contém apenas as roupas que carregarei comigo. As outras já estão devidamente guardadas na parte alta dos armários, praticamente inacessíveis. A jornada começa efetivamente no dia 27, quando desembarco em Curitiba.
Sei que onde estou não é a realidade de muita gente nesse Brasil. E por vezes vou compartilhar narrativas que são de difícil acesso para muitos. Saiba que não haverá pretensão alguma além de compartilhar meus pensamentos, minhas aflições, minhas experiências. Enfim, minha escrita. Agradeço sempre pelo privilégio que tenho, o que aprendi com meu pai, o Sr. Edmo.
Uma breve apresentação. Trabalho com desenvolvimento de software, tenho quinze anos de experiência na área, sou formado há quatorze anos pela Federal de Juiz De Fora. Trabalho há onze na CI&T, uma empresa fantástica que fez o melhor que pode durante a pandemia para deixar seus colaboradores confortáveis, além de evoluir os contratos de trabalho para encarar a nova realidade mundial. Com a nova onda causada pela variante ômicron, a empresa manteve o home office em 2022.
Considerando minha disciplina, o meu planejamento financeiro e uma necessidade gigantesca de buscar minha liberdade emocional eu decidi por essa jornada. Conversei com amigos que já fazem isso, pesquisei artigos sobre o conteúdo, revisei meu orçamento e li Nômade Digital: um guia para você viver e trabalhar como e onde quiser. Tudo como forma de me preparar para o que vem por aí.
Se você chegou aqui, obrigado pela companhia. A escrita será uma de minhas companhias nessa jornada. Quem sabe você também. Pretendo escrever sobre como é o processo de ser um nômade digital, sobre os lugares por onde vou passar, sobre as pessoas que vou conhecer (talvez) e quais aprendizados de vida essa jornada vai me dar. Sem formato fechado, sem ideias pré definidas na cabeça, apenas a vontade de escrever e compartilhar – assim serão os posts desse blog, que pretendo atualizar uma vez por semana, talvez mais, talvez menos. Também pretendo atualizar mais frequentemente o meu Instagram com stories e fotos.
Aceito dicas, mensagens, comentários, interações. Sejam bem vindos à minha jornada, remota para vocês porém totalmente conectada no agora da minha cabeça. Uma alma nômade nesse mundo hiperconectado.
Haha que top, Sérgio. Tenho muita vontade de fazer algo parecido nem que seja por um tempo menor, mas mesmo assim ainda esbarro em alguns entraves. Quem sabe um dia pego umas indicações contigo?! Sucesso e seja feliz. Deus o acompanhe.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Fala Thiago. Obrigado pelo comentário, man! Nesses papos que tive com algumas pessoas, tem gente que faz isso, fica uma ou duas semanas em algum lugar. Eu mesmo fiz isso algumas vezes antes, trabalhei uma semana da roça, outra semana da casa dos meus pais. Te dou maior apoio em tentar algo assim. Abraço.
CurtirCurtir
Show Sérgio, já estou no aguardo por suas indicações de lugares e passeios.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigado, Diego!
CurtirCurtir
Te desejo uma jornada cheia de alegrias e aprendizados! Torço por vc!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Agradeço de coração, Cíntia. 🙂
CurtirCurtir
Que leitura leve e gostosa! Adorei o texto e as dicas. Que sua jornada seja incrível! Ansiosa já pela próxima publicação!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigado pelo carinho, Maura! 🙂
CurtirCurtir