antes de qualquer coisa, finanças

Money, money, money. Ah, esse deus do sistema moderno, o capitalismo. Algo extremamente importante na vida adulta cujo devido uso e planejamento não fazem parte da cultura do brasileiro.

O plano em me tornar nômade digital só foi possível e decidido muito rápido pois eu tenho um planejamento financeiro muito bem estabelecido. Não é de muito tempo, não sou o melhor exemplo. Mas é preciso falar disso, pois foi tudo bem pensado. Não larguei tudo e saí por aí.

Com esse texto espero compartilhar um conhecimento que possa te ajudar. Alguns dos meus sonhos, como visitar a Islândia, foram realizados nos momentos que eu tinha um mínimo de controle e consciência para onde o meu dinheiro ia. Perdi isso durante um tempo e minhas contas voltaram a não fechar mais.

Em 2021, namorando uma pessoa super consciente no uso do dinheiro, voltei a me questionar sobre a forma como eu usava o meu. O post do Matoso, um amigo do trabalho, no LinkedIn me salvou. E o que vem a seguir foi o que eu fiz após a leitura. Se quiser ler também, siga esse link.

Além de reforçar no texto que devemos criar a consciência de onde vai cada centavo do nosso dinheiro e também reforçar que precisamos categorizar os gastos em tipos como casa, educação, diversão, tv, uber, etc, ele indica um aplicativo que pode ajudar nessa tarefa, o Guia Bolso.

Segui a dica e de cara não me adaptei nem ao aplicativo e nem ao site – mesmo ativando o período gratuito de 30 dias. Então fui procurar aplicativos similares. Achei Organizze Budget Planner, Olívia e Mobills. Passei uma semana avaliando as opções, lançando os meus gastos em todos eles. Para ser objetivo e simplificar o meu texto, vou pular a parte de avaliação de cada aplicativo e vou direto ao escolhido. Você pode conferir a minha avaliação para cada aplicativo no final do post.

Uma vez decidido o Mobills1, eu ativei o versão premium gratuita por 7 dias. Escolhi esse aplicativo pois representou exatamente a forma como eu já havia controlado o meu dinheiro, lá trás, quando realizei outros sonhos na vida, lembra? Deixei os outros de lado e foquei nesse. O Mobills é um aplicativo mobile e web. Além disso, a empresa tem um aplicativo de educação financeira, um canal no YouTube com vídeos educativos e que explicam como usar o app e um blog com várias explicações sobre uso de cartão de crédito, juros e principalmente, planejamento financeiro. Passei então os dias seguintes à noite aprendendo a mexer no aplicativo. Lancei gastos retroativos, renomeei as categorias para a minha realidade, testei a versão web, assisti alguns vídeos, acionei o suporte (achei bugs), li alguns posts do blog deles. Eu precisava de informação para usufruir o aplicativo da melhor forma. Se você pretende iniciar o controle, reserve esse tempo também, foi fundamental no meu processo.

À medida que os meses foram passando, tomei as rédeas da minha vida financeira e comecei a me sentir mais pleno. Ter esse controle e saber para onde vai o dinheiro gera uma sensação de leveza inacreditável. Considere o sentimentalismo de quem não fechava bem as contas do mês.

Seis meses depois – veja a data do post do Matoso; estou bastante controlado, totalmente consciente para onde vai cada centavo do meu dinheiro, continuo fazendo tudo que sempre fiz, já iniciei a minha reserva de segurança, consigo poupar e ainda pude decidir de uma hora para outra em me tornar um nômade digital. Há um ano atrás eu negaria qualquer aventura desse tipo. E olha, nessa vida contemporânea de dinheiro digital, aplicativos, cartões por aproximação, o dinheiro vai fácil fácil. Quando entro nos detalhes do meu gasto básico hoje, que me fornece o mínimo para viver numa capital, a lista é longa, de assustar! Meu recado afirmando isso é: faça o mesmo, anote tudo que você gasta e bote um nome em todos os tipos de gastos que tem. Não precisa de app, tem muita planilha de graça por aí.

Os meus gastos foram divididos em Básico, Diversão, Educação, Reserva de Longo Prazo e de Curto Prazo e Presentes & Doações. Usei o método dos potes como referência depois de passar por duas formas diferentes de categorias. Essa foi a que eu me adaptei. As categorias do meu aplicativo tem os emojis para que o uso seja mais divertido, fácil e rápido de identificar.

Básico, aqui normalmente vai 55% do meu salário.

Básico / Transportes 🚕
Básico / Supermercado 🛒
Básico / Casa 🏡
Básico / Cuidados pessoais ⚕️
Básico / Comunicação 🌐
Básico / Streaming 📺 & Cloud ☁️
Básico / Impostos & Parcelas 🏦

Diversão, revisado para 15% do salário no período nômade

Diversão / Noite 🍸 & Turismo
Diversão / Roupas 👨🏻‍🎤
Diversão / Música 🎧
Diversão / Games 🎮
Diversão / Restaurante 🍴& Delivery 📱
Diversão / Viagem ✈️

Nessas outras categorias vão os 30% restantes

Educação 📚
Reserva de Longo Prazo / Prudential 🎅🏿
Reserva de Curto Prazo 🎅🏿
Presentes 🎁 & Doações 🌈

Importante dizer que eu atualizo o aplicativo a cada dois ou três dias, reviso o orçamento mensal, acompanho se extrapolei o valor planejado para cada categoria e assim me policio e mantenho tudo organizado. Se você resolver criar o seu controle financeiro, estão aí algumas dicas. Boa sorte! 🙂


Como eu disse, as avaliações dos outros aplicativos, publicadas na App Store.

Organizze Budget Planner

O app me pareceu ser bom porém foi o que apresentou a pior curva de aprendizado. O onboarding dele é terrível pois quando você abre pela primeira vez, cadastra seu ganho mensal, seus gastos fixos, seu saldo, ele gera um relatório totalmente desconectado com a sua realidade do momento. Tive que sair excluindo tudo e refazendo e aí que entrou outro problema, não achei tão simples ajustá-lo a minha realidade. Outra coisa é que o aplicativo não oferece um tempo gratuito de teste da versão premium e como sabemos que esses tipos de aplicativos são do tipo ame ou odeie, eu não consegui ir além. Também não pude acessar a versão web pois cadastrei pelo telefone via AppleId e na web não existe essa possibilidade de login, ou seja, fiquei preso a acompanhar somente no telefone. Gostaria de ter testado todas as funcionalidades mas não me empolguei “pagar pra ver”. Fiquei com o Mobills.

Olivia

O app funciona muito bem quando conectado à sua conta. Tem uma usabilidade muito boa referente à visualização dos gastos. É muito fácil ajustar as categorias dando a possibilidade de gravar a preferência de categoria para o texto da transação. Porém, para uma conta que possui dois cartões, Master e Visa, todos os lançamentos de cada cartão foram duplicados, sendo registrados para cada cartão, o que deixou o meu saldo e as despesas por categoria totalmente errados. Atendeu às minhas necessidades, conectou à conta e atualizou as informações porém devido ao problema de duplicidade não gerou confiança e o abandonei. Nem tive tempo de usar o bate papo com a Olivia, que ao meu ver ainda tem muito a aprender como ler os dados antes de falar comigo sobre finanças 🤷🏻‍♂️. Ao tentar “conversar com o humano” não se engane, não será uma conversa mas sim um suporte desses que pode levar até 24h para responder ao seu oi, mesmo tendo resposta em 1h, me senti enganado como a usabilidade habilita essa “conversa com o humano”. Reportei o problema das duplicidades para a plataforma e foi respondido que já era conhecido porém sem previsão de correção. Abandonei e parti para o Organizze.

Guia Bolso

O app não mostrou a funcionalidade de montar um planejamento. Só funciona bem se estiver conectado com a sua conta porém, após conectado, ele apresenta problemas de atualização. Eu entendi que ele serve apenas para automatizar as suas anotações de gastos quando conectado às suas contas. Se você cadastrar um cartão não terá a possibilidade de montar o ciclo (quando a fatura fecha e quando ela vence). Não atendeu às minhas necessidades. Segui para testar o Olivia.


[update]

Duas sugestões de aplicativos para controle financeiro enviadas pelo LinkedIn: Spendee e Kinvo.


  1. O link para o Mobills foi gerado dentro da minha conta no aplicativo, ele é vinculado à minha conta e gera uma pontuação dentro da plataforma.

Publicado por Sergio Rossini

Brasileiro de Minas Gerais, programador, nômade digital e em constante construção.

Deixe um comentário